Conheça Nossos

Serviços

Levantamento Planialtimétrico Topográfico Cadastral

Normalmente, considerado o primeiro passo para qualquer projeto de obra, o levantamento topográfico é responsável por dar a forma e outras características do terreno analisado.

É o conjunto de medições feitas em um terreno com a finalidade de representar todos os acidentes geográficos e todas as medidas entre pontos notáveis em uma planta ou carta. Podendo incluir objetos naturais, como árvores e lagos ou artificiais, como edifícios, muros, ruas, calçadas, postes, entre outros.

Existem dois tipos de levantamentos, o planimétrico e o planialtimétrico.

  • Planimétrico: também conhecido como planimetria, é caracterizado por representar apenas horizontalmente uma área. Sendo assim, é comumente usado para estabelecer limites de um terreno e/ou edificações.
  • Planialtimétrico: ressalta a diferença de nível presente em um relevo, registrando seu grau de declividade. A representação é feita através de curvas de nível, que ligam diferentes pontos que possuem a mesma altura dentro da área levantada.

Este projeto fornece informações precisas para permitir que cada etapa seja feita corretamente, dentro do prazo e do orçamento inicial. Além disso, conhecer precisamente um terreno pode gerar espaço para boas ideias, como por exemplo construções em terreno inclinado, uma vez que esse trabalho é considerado a base para todos os esforços futuros. Se não for feito corretamente, pode causar graves erros, custos desnecessários e até acidentes.

Por também atuar na fase de execução da obra, pode servir como ferramenta de monitoramento da obra, ou seja, verificar se o que foi feito segue os planos no papel.

Além disso, muitos órgãos governamentais, exigem que projetos de construção tenham levantamentos topográficos como parte obrigatória do processo. Os projetos que se encaixam nesse escopo são os de novas casas, remodelações, calçadas, melhorias rodoviárias, construção de pontes e muito mais.